sábado, 26 de novembro de 2016

Tratamento de reabilitação - Equoterapia

Equoterapia é um método terapêutico que utiliza o cavalo em uma abordagem interdisciplinar nas áreas de saúde, educação e equitação, buscando o desenvolvimento biopsicossocial de pessoas com deficiência e/ou com necessidades especiais. A modalidade emprega o cavalo como agente promotor de ganhos a nível físico e psíquico. Esta atividade exige a participação do corpo inteiro, contribuindo, assim, para o desenvolvimento da força muscular, relaxamento, conscientização corporal e aperfeiçoamento da coordenação motora e do equilíbrio. A interação com o cavalo, incluindo os primeiros contatos, os cuidados preliminares, o ato de montar e o manuseio final desenvolvem, ainda, novas formas de socialização, autoconfiança e autoestima.







Passeios a cavalo fizeram parte da vida de Vinícius desde pequeno. A partir das atividades na Escola Turmalina, de Pedagogia Curativa, baseada na Antroposofia, passou a fazer Equoterapia. 
E, mais tarde, após um largo intervalo nesta modalidade, voltou à prática no Espaço Rafael, instituição também fundamentada na Antroposofia.




O Espaço Rafael é um centro terapêutico localizado no Campeche, sul da Ilha de Santa Catarina e faz parte da Associação Sítio Terapia. O espaço recebe crianças, jovens e adultos com necessidades especiais e conta com diversas atividades de ressocialização e integração.   
O método de trabalho é baseado na Antroposofia de Rudolf Steiner que entendia que as ações e vivências em contato com a natureza e as atividades no campo proporcionariam melhor qualidade de vida e desenvolvimento intelectual e físico às pessoas com necessidades especiais.
O local dispõe, além de  outras instalações, de ateliê, sala de música, redondel (para terapia com cavalos), casa com cozinha coletiva e também  abriga estábulos para animais. No terreno de 18 hectares há riachos e mata nativa próprio para passeios ecológicos e cavalgadas

http://acmpblog.blogspot.com.br/
https://www.facebook.com/espacorafaelcampeche/
http://equoterapia.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário