terça-feira, 20 de setembro de 2016

Um Coração que só sabe AMAR...

Vinícius nasceu no dia 26 de outubro de 1981. 

Nas primeiras consultas com o pediatra, este nos alertou de uma possível cardiopatia congênita o que, em seguida, foi confirmado por exames. A partir daí consultamos especialistas, levamos o Vinícius para o Hospital do Coração em São Paulo, onde foi realizado cateterismo em maio e, em julho de 1983, em plena enchente acontecendo em Blumenau, internamos Vinícius no mesmo hospital, conforme consta do relatório médico:

“o menor Vinícius Gabriel da Silva, 1 ano de idade, internado sob nossos cuidados profissionais no dia 17 de julho de 1983, com diagnóstico de defeito do canal atrioventricular, forma total, persistência do canal arterial e hipertensão arterial pulmonar, para tratamento cirúrgico.”

E continua o relatório:

“O eletrocardiograma pré-operatório mostrava ritmo sinusal; sobrecarga bi-ventricular e hemibloqueio anterior esquerdo. O estudo radiológico demonstrou: esqueleto e partes moles sem alterações; acentuação da trama vascular pulmonar, com características de hiperfluxo e sinais de hipertensão; parênquima pulmonar sem sinais de velamentos ou consolidações; cúpulas frênicas e seios costo frênicos livres; coração em posição central, com ponta voltada para esquerda, formato arredondado, globoso e moderado aumento; dilatação do tronco da artéria pulmonar.
O estudo hemodinâmico realizado neste hospital, no dia 18 de maio de 1983, evidenciou: ostium átrio ventricularis comunis forma total, com insuficiência discreta a moderada da valva (sic)atrioventicular única tipo C; hipertensão arterial pulmonar severa; persistência do canal arterial e ventrículo esquerdo com moderada hipocontratilidade.
No dia 25 de julho de 1983,  passou por uma cirurgia sendo realizada correção total. O ato cirúrgico transcorreu sem complicações. No pós-operatório imediato, apresentou drenagem sanguínea aumentada e oligúria. No pós-operatório tardio evoluiu sem intercorrências significativas.
Recebe alta hospitalar no dia 03 de agosto de 1983, em boas condições clínicas, fazendo uso de digitálico.”


A volta para casa foi com gosto de vitória! As primeiras semanas foram as mais delicadas. Vinícius não se aventurava a subir ou descer da cama. À medida que o tempo passava e se restabelecia, estes movimentos também voltaram a acontecer. 






Nenhum comentário:

Postar um comentário