sexta-feira, 17 de fevereiro de 2017

Coordenação motora

Coordenação motora é a habilidade de mover os músculos de tal forma que ocorra o total domínio corporal. Um bebê, ao nascer, dorme mais tempo do que interage mas conforme vai crescendo, e assim passa mais tempo acordado, as coisas ao seu redor começam a chamar a atenção e as habilidades motoras vão surgindo naturalmente. 

Segurar objetos, levá-los até a boca, puxar e até mesmo virar-se farão parte da tomada de consciência corporal e do desenvolvimento psicomotor da criança. 
A coordenação motora infantil é dividida em duas categorias: 

1 - COORDENAÇÃO MOTORA FINA – É a capacidade de realizar movimentos coordenados, controlando os pequenos músculos para realizar exercícios refinados. Rasgar e recortar papéis, jogos de pequenos encaixes, dobraduras, exercícios como abotoar, fazer dobraduras, nós simples e laços, são algumas das habilidades que estimulam a coordenação motora fina.

2- COORDENAÇÃO GLOBAL , MOTRICIDADE AMPLA OU COORDENAÇÃO MOTORA GROSSA – É a ação que dá possibilidades à musculatura de realizar movimentos complexos como correr, saltar, andar, vencer obstáculos, como pular sobre objetos. 
Geralmente, um bebê adquire as primeiras habilidades motoras grossas, antes de estar pronto, em termos de maturação, segundo MAGILL (1984), para desenvolver-se em habilidades motoras finas, 

No caso da criança com Síndrome de Down, este desenvolvimento sequencial não se aplica, necessariamente, porque ela pode apresentar um atraso no desenvolvimento da motricidade grossa devido à fraqueza muscular, doença cardíaca congênita ou outros problemas físicos. Assim esta criança pode estar apta em termos de maturação para desenvolver habilidades de motricidade fina mais avançada antes de demonstrar competência em certas atividades de motricidade grossa.

Algumas das possíveis causas de atraso no desenvolvimento de habilidades motoras finas na criança com a Síndrome de Down incluem:

-  hipotonia (baixo tônus muscular) 
- articulações e ligamentos frouxos 
- arco palmar (palma da mão plana)
- forma de mão (as mãos são menores e os dedos são mais curtos que o normal) 
- diminuição da capacidade cognitiva

Tarefas para estimular o desenvolvimento da coordenação motora:

- Brincar com massinha, rasgar papel, carregar objetos pesados como caixa de brinquedos, a mochila da escola ou a merendeira, abrir e fechar frascos, puxar uma corda, empurrar uma cadeira ou mesa.
- No caso da coordenação mão-olho incentivar a pintura, o desenho, a colagem e oferecer os brinquedos ou atividades de empilhar, encaixar, montar/desmontar.
- Para estimular a caligrafia deve-se seguir um processo de progressão:  primeiro com a cópia escrita, seguido de letras individuais, e depois palavras inteiras e frases completas.
- Incentivar a independência para se vestir/despir, comer, tomar banho, escovar os dentes, pentear o cabelo.
- Desenvolver as habilidades motoras finas e grossas por meio de atividades lúdicas ou jogos.
- Na alimentação, deixar a  criança manusear os alimentos. Por exemplo, pegar o biscoito ou pedaços de frutas, descascar a banana, abrir o pote iogurte ou pacote de biscoito. Depois treinar o uso de talheres.

Em momentos diferentes, Vinícius treina as habilidades motoras fina e grossa, encaixando peças, mamando e comendo sem a ajuda da mãe. 









Fontes:

http://www.efdeportes.com/efd168/universo-ludico-para-criancas-com-sindrome-de-down.htm
http://johannaterapeutaocupacional.blogspot.com.br/2011/12/desenvolvimento-de-habilidades-motoras.html
http://www.artigonal.com/educacao-artigos/a-importancia-da-psicomotricidade-na-educacao-infantil-340329.html
https://www.trocandofraldas.com.br/coordenacao-motora-infantil-desenvolvendo-no-seu-tempo/

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