quarta-feira, 15 de março de 2017

A grande rede das Apaes

 A APAE – Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais, é um Movimento que se destaca no país pelo seu pioneirismo. Nascida no Rio de Janeiro, no dia 11 de dezembro de 1954, na ocasião da chegada ao Brasil de Beatrice Bemis, procedente dos Estados Unidos, membro do corpo diplomático norte-americano e mãe de uma portadora de Síndrome de Down. No seu país, já havia participado da fundação de mais de duzentas e cinquenta associações de pais e amigos; e admirava-se por não existir no Brasil, algo assim.
Motivados por aquela cidadã, um grupo, congregando pais, amigos, professores e médicos de excepcionais, fundou a primeira Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais – Apae do Brasil. A Associação é, constituída e integrada por pais e amigos de uma comunidade significativa de alunos com necessidades especiais, contando para tanto com a colaboração da sociedade em geral, do comércio, da indústria, dos profissionais liberais, dos políticos, enfim, de todos aqueles que acreditam, apostam e lutam pela causa da pessoa com deficiência. O Movimento logo se expandiu para outras capitais e depois para o interior dos Estados. É o maior movimento filantrópico do Brasil e do mundo, na sua área de atuação.


Em Santa Catarina, a primeira Apae foi fundada em Brusque no ano de 1955. Quinze anos depois, em 24 de outubro de 1970, a comunidade de Indaial recebe a instituição que, como todas as outras entidades no Brasil, tem a finalidade de promover o bem estar e o ajustamento social, bem como estimular os estudos e pesquisas relativas aos problemas dos indivíduos excepcionais. A Apae de Indaial conta com uma equipe multiprofissional, composta por pedagoga, assistente social, médico, psicóloga, fonoaudióloga e fisioterapeuta. Entre os serviços oferecidos aos alunos, estão o Centro de Convivência Ocupacional, Estimulação Essencial, Oficina Terapêutica Protegida, Serviço Pedagógico Especializado. Reuniões ocorrem eventualmente para orientar, assessorar e apoiar os familiares dos alunos que frequentam a associação.


Fontes: 
http://apaebrasil.org.br
http://apaeindaial.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário