quarta-feira, 15 de agosto de 2018

Vinícius é medalha de bronze na natação

A natação é um esporte tido como completo, sendo praticado desde os primórdios do mundo, seja como forma de sobrevivência, e posteriormente como atividade física geradora de benefícios para saúde. Além de ser uma ótima atividade de física que desenvolve a coordenação, trabalho muscular e possibilita amplitude e movimentação das articulações de todo o corpo, a natação também fortalece o musculo cardíaco e o sistema locomotor. A respiração exigida durante a prática do esporte auxilia também no combate às doenças do sistema respiratório, do coração e do sistema circulatório. A prática desde a infância traz benefícios para ganhos motores, musculares, cardiorrespiratórios.

Pessoas com síndrome de Down tem características específicas como hipotonia (baixa tonicidade muscular), problemas no sistema respiratório, e estatisticamente cerca de 15% possuem disfunções cardíacas. A atividade no meio aquático pode ajudar no desenvolvimento motor e melhorar a capacidade cardíaca e respiratória dos mesmos. A natação é bastante aconselhada por conta de um trabalho preventivo do sistema respiratório. As crianças com a Síndrome de Down são suscetíveis a constantes resfriados e pneumonias de repetição por causa de uma predisposição imunológica e à própria hipotonia da musculatura do sistema respiratório. Como o uso repetido de antibióticos é desaconselhável os exercícios de sopro, a respiração forçada na água e todos que aumentem a resistência cardiorrespiratória são sugeridos especialmente nos períodos de boa saúde da criança. O respeito ao ser humano e suas vontades e aptidões guiam o desenvolver do trabalho.

Vinícius Gabriel da Silva, de 36 anos, pratica natação desde criança e na última Olimpíada da Apae, que ocorrreu entre os dias 5 e 9 de Agosto na cidade de Gaspar, conquistou duas medalhas de bronze nos 25 e 50 metros representando a cidade de Indaial no região do Médio Vale do Itajaí. Sua vitória, no entanto, está na vida, pois segundo sua mãe, Ellen Crista, que lhe acompanhou na competição, graças à natação seu filho teve melhoria na coordenação motora, nos reflexos e até no raciocínio lógico.

“O esporte, em especial a natação, elevou a autoestima do meu filho e fez dele uma pessoa de atitude. Depois que ele começou a praticar esporte desde os três anos de idade, ainda em Florianópolis, com pai dele, a vida do Vinícius melhorou cem por cento”.


Foto: Antonio Prado
Fontes:
Foto e Texto: Antonio Prado
https://www.fabianoterra.com.br/natacao-para-pessoas-com-sindrome-de-down/

Nenhum comentário:

Postar um comentário