quinta-feira, 15 de abril de 2021

Pedagogia Curativa: o que é e como funciona

Ao longo das últimas semanas nós, aqui do Blog, falamos bastante sobre a Pedagogia Curativa. Mas afinal de contas em que se baseia essa modalidade pedagógica? Vamos esclarecer, então, para os nossos leitores do que se trata.

Pedagogia Curativa

Nos países europeus a educação terapêutica e terapia social é denominada de “pedagogia curativa” (por exemplo, Heilpädagogik em alemão, curative education em inglês) e teve sua origem dentro do contexto da Antroposofia, na qual foi inaugurada em 1924 por meio de um curso de conferências do Dr. Rudolf Steiner como uma Pedagogia Curativa Antroposófica, sendo que daí difundiu-se para a pedagogia convencional. A profissionalização nessa área é adquirida em um estudo de nível superior de 4 anos, o qual corresponde ao que no Brasil se chama de psicopedagogia. Só que na Europa ele é um curso em si e não uma pós-graduação.

A Terapia Social

Quando se trata de assistir a pessoas já adultas que precisam de cuidados, falamos de “terapia social” ou de “terapia de convívio”. Em 1939 o Dr. Karl König fundou, por meio das chamadas Comunidades Camphill, diversos centros residenciais e aldeias para pessoas com e sem problemas, criando assim uma forma de sociedade, na qual não haveria discriminação e sim uma verdadeira sociabilidade e integração de todos. Isso tornou-se, no “primeiro mundo”, particularmente para os adultos especiais, uma alternativa digna às instituições terapêuticas, nas quais eles eram tratados como doentes ou deficientes.

Na terapia social não se educa mais o outro, visto que todos são adultos, mesmo que uns sejam mais inteligentes do que outros. A terapia ocorre por meio do ajustamento mútuo, orgânico e respeitoso. Hoje a terapia social é vivida tanto em comunidades de convívio como em centros de atendimento diurno com oficinas e artes. A terapia social libera a pessoa especial do rótulo de “coitadinho” e incapaz, dando-lhe não somente autoestima, mas uma verdadeira e valiosa função no mundo.

Trabalho Educacional e Oficinas Terapêuticas

Por causa de sua desvinculação social e humana, o termo trabalho hoje em dia tem uma conotação negativa, de exploração e atividade necessárias para se sobreviver. Na Terapia Social vivemos o outro lado do trabalho: a alegria de poder servir o outro, o gosto de poder fornecer ao outro o que ele precisa e de receber esse serviço de maneira recíproca. Nesse sentido o trabalho não é uma ocupação, e as oficinas não são lugares de terapia ocupacional num sentido restrito e literal.

É basicamente por isso que as oficinas, chamadas também de Oficinas Terapêuticas geralmente são oficinas de artesanatos básicos: marcenaria, tecelagem, olaria, agricultura, costura, jardinagem, culinária, etc. A pessoa que trabalha nelas compreende o sentido do seu trabalho em dupla maneira: ele entende o que está fazendo praticamente e vê o resultado no âmbito social.

Para saber mais, acesse: http://institutorudolfsteiner.org.br/antroposofia/pedagogia-curativa/

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