"Na verdade, há um espírito no homem, e o sopro do Todo-Poderoso o faz entendido." (Jó 32:8)
Diante da nova conformação da família, cujos dias compreendiam a vivência estreita e restrita entre mim e o meu filho Vinícius apenas, senti necessidade de uma avaliação com Psicóloga e Psicopedagoga especialistas em Síndrome de Down. Foram realizadas várias sessões, tanto com uma profissional quanto com a outra, para uma análise detalhada do comportamento e personalidade do Vinícius.
Com base no diagnóstico, entendi muitos aspectos de vivências particulares do Vini, tais como, a facilidade de entendimento por meio de figuras. Vinícius é muito mais "visual" do que auditivo, por exemplo.
A sua capacidade de "julgamento" ficou avaliada como a de uma criança. E isto me fez entender o porquê de não entender certas coisas, de não conseguir apreender outras. A vida fica mais fácil quanto corremos atrás de entendimento, de esclarecimento, de tentar compreender para poder melhor ajudar.
Além disso, Vinícius percebe o mundo de uma forma muito diferente! E então me dou conta de como estamos "convencionados" em certos modelos, em certas atitudes. Por exemplo: Vinícius come a banana mordendo no meio dela. Por mais que eu tenha ensinado a descascar e ir comendo aos poucos de uma ponta a outra, ele insiste em comer do meio pras pontas! E por que não?
É quando me entrego a este "novo mundo" que está aí, à minha frente, e descubro que viver com um Down é reconhecer horizontes mais amplos... reconhecer que o mundo vai além do horizonte que vemos! E então sou muito grata!
Nenhum comentário:
Postar um comentário