A sua prática
favorece a solicitação de várias qualidades físicas: agilidade, destreza,
coordenação, flexibilidade, entre outras, melhorando a estimulação das
habilidades motoras. A capoeira tende a desenvolver de forma integrada os três
domínios da aprendizagem humana: motricidade, afetivosocial e cognitivo. Por
ser uma arte com caráter lúdico muito presente, a capoeira é um excelente
instrumento de auxílio aos portadores de necessidades especiais, os quais em
seu dia a dia vivenciam pouquíssimas atividades com essas características, uma
vez que sua educação e seu desenvolvimento estão quase que exclusivamente
baseados em experiências concretas.
Neste estudo propôs-se a utilização da capoeira para o
treinamento da coordenação motora de pessoas portadoras de SD por acreditar
que, em sua pluridiversidade, a capoeira trabalha, de forma prazerosa e
estimulante, com a motricidade global, a motricidade fina e o equilíbrio. E
isso porque a todo instante vivenciam-se a cada jogo e em cada roda novos
desafios e situações diversificadas que são de fundamental importância para o
desenvolvimento das mais variadas formas de habilidades motoras.
Fonte:https://www.revistas.ufg.br/fef/article/view/7532
Foto: Getty Images
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