sexta-feira, 19 de maio de 2017

Sexualidade e Síndrome de Down

A sexualidade humana abrange a auto-estima de um indivíduo, as relações interpessoais e experiências sociais relacionadas com namoro, casamento e os aspectos físicos do sexo. A educação sexual, apropriada para o nível de desenvolvimento intelectual de indivíduos com síndrome de Down, aumenta a qualidade de vida ao promover uma sexualidade saudável, reduzindo o risco de abuso sexual, evitando mal-entendidos sexuais, prevenindo a transmissão de doenças, evitando a gravidez indesejada e aliviando outros problemas relacionados ao sexo.


As pessoas com Síndrome de Down têm desejos sexuais?

No passado, a sexualidade não era considerada um problema para qualquer pessoa com síndrome de Down por causa da crença imprecisa de que a deficiência intelectual (anteriormente conhecida como retardo mental) fazia com que as pessoas vivessem uma infância permanente. Na verdade, todas as pessoas com síndrome de Down têm desejos sexuais e necessidades de intimidade. É importante que a expressão desses desejos em formas socialmente aceitáveis, adequadas à idade seja reconhecida pelas famílias e pelos cuidadores. Para ser eficaz, a educação deve ser individualizada e compreensível, focando não apenas nos aspectos físicos reprodutivos, mas com uma forte atenção à tomada de decisões, normas culturais, pressões dos pares, relacionamentos, habilidades sociais e oportunidades . As informações sobre as relações sexuais, bem como outras expressões da sexualidade adulta, incluindo a paternidade, devem ser factuais, realistas com enfase na importância da responsabilidade pessoal e padrões comunitários para o comportamento adulto.

Como uma pessoa com síndrome de Down pode ser protegida contra o abuso sexual?

É altamente recomendável que a educação apropriada à idade em comportamentos de proteção comecem na infância e sejam reforçadas ao longo da vida da pessoa com síndrome de Down. Aos indivíduos com síndrome de Down devem ser ensinados os limites das interações físicas normais na esfera social, bem como as habilidades de auto-afirmação para obter ajuda, se necessário. 

Tradução livre do autor do Blog.
Fonte:http://www.ndss.org/Resources/Wellness/Sexuality/Sexuality-and-Down-Syndrome/

Nenhum comentário:

Postar um comentário