sábado, 27 de maio de 2017

Hábitos de higiene em pessoas com SD - a transição da infância até a fase adulta

No livro, Manual de transição da Síndrome Down, a autora Jo Ann Simons destaca alguns hábitos de higiene e educação bem simples. Jo Ann é mãe de um rapaz com SD e, a partir de experiências familiares, cita exemplos que podem ser ensinados às crianças com Síndrome de Down para que se tornem adultos asseados e conscientes da própria aparência. 
Veja alguns itens da lista:

1. Ensine seus filhos como usar um banheiro. Isso pode parecer muito óbvio, mas boas atitudes de banheiro são essenciais. Muitas de nossas crianças ficam "perdidas" em seus pensamentos e em sua "auto-fala" no banheiro. Isso pode ser aceitável na casa da família, se ninguém está esperando para usar as instalações ou se o seu filho tem seu próprio banheiro. No mundo adulto, seja em um local de trabalho, programa de dia, ou em um ambiente residencial, há muitas pessoas que têm que usar os banheiros. Eu muitas vezes ouvia ele cantar e falar e às vezes até jogar água. Esses não são hábitos usuais no mundo real.

2. Resista à tentação de ajudar o seu filho no banheiro em uma idade em que ele deveria estar fazendo isso sozinho. Eu sei que esse conselho é realmente importante porque eu quase aprendi isso tarde demais. Eu queria que meu filho fosse tão limpo que eu supervisionei e participei de seus rituais de banho mais do que o necessário. 

3. Certifique-se de que o seu filho sabe como tomar banho. Não é uma atividade de grupo. Os chuveiros familiares podem até ser divertidos mas para adultos é realmente uma atividade que precisa ser feita sozinho, com raras exceções.

4. Faça com que sua criança saiba que tomar banho é uma atividade diária. Também é uma regra. Não abra exceções a esta regra. Em caso de dúvida, chuveiro duas vezes por dia. Isso é realmente importante porque nossas crianças estarão passando seus dias entre outras pessoas - pessoas com quem trabalham, convivem ou vivem. Uma boa higiene é essencial no ambiente de trabalho e nos círculos de amizade. 

5. Usar roupas limpas é igualmente essencial.Mudá-las todos os dias é importante. Ensinar-lhes que eles devem usar roupas limpas todos os dias significa que as roupas usadas no dia anterior estão sujas.

6. Ensine seu filho a organizar as roupas dele. Mostre as manchas na roupa para que ele saiba o que procurar e ensine-lhe a não usar as manchadas. Vejo este problema com meu filho. Para ele é indiferente. Regularmente eu o ajudo a verificar suas roupas e descartar aquelas com manchas permanentes. Se eu estou comprando uma camisa, eu evito as camisas brancas e compro uma colorida que é menos provável de aparecerem as manchas.

The Down Syndrome Transition Handbook - Some final words of advice - p.262,263.
Jo Ann Simons
Tradução livre do autor do Blog




Nenhum comentário:

Postar um comentário