"Basta ter alguém que os ensine", explicava a mãe, a fotógrafa Sandra Reis. "E você poderia ensinar para meu filho também?" A frase soava mais como um pedido do que como uma pergunta.Ao manejar câmeras e lentes em lugares públicos, o jovem com síndrome de Down Felipe Reis, 24, passou a chamar a atenção de pais de garotos com a mesma condição genética que se surpreendiam e queriam saber como ele havia aprendido o ofício.
Fotógrafa de espetáculos de dança, Sandra se ausentava na maioria dos finais de semana para trabalhar, aumentando o isolamento imposto a Felipe. "Ele foi criado na 'utopia da inclusão': escola regular, academia de judô regular, mas nas festas não havia convites para 'diferentes' como ele", afirma.Ela então decidiu ensiná-lo a fotografar, para que fosse com ela aos eventos. Em 2014, após as primeiras saídas da dupla, uma fila de interessados começou a se formar.
O estúdio em sua própria casa começou a ser usado para ensinar outros jovens com deficiência intelectual. Com sede no bairro de Santana, em São Paulo, o projeto foi batizado de "Galera do Click".Para ensinar técnicas de enquadramento, iluminação e foco, ela criou um calendário artístico no qual os alunos se revezam e atuam tanto como modelos para os colegas quanto como fotógrafos.A publicação, chamada "O que é especial merece ser fotografado", foi lançada em 2014, com os 20 alunos integrantes da primeira turma.O grupo cresceu e atualmente eles são 70, a maioria com Down – mas não todos eles. A professora acaba de criar uma ONG para tentar captar recursos para manter o projeto em funcionamento.
Via Stela Masson (Colaboração para a Folha)
http://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/2017/05/1881767-projeto-de-mae-ensina-fotografia-a-jovens-com-sindrome-de-down.shtml
Nenhum comentário:
Postar um comentário