Um atleta catarinense com Síndrome de Down tem rompido barreiras. Tiago Borba, de 30 anos, começou no judô aos 13 e já ganhou troféus no estado e pelo Brasil afora. Agora, ele foi convocado para sua primeira competição internacional, que vai ser na Holanda, nos dias 14 e 15 abril, como mostrou o Jornal do Almoço desta quarta-feira (7).
“O esporte foi feito para que todos possam praticar. O jovem, o adulto, o velho, o homem, a mulher e, principalmente, as pessoas que mais necessitam de estímulos”, afirmou o coordenador de judô da Universidade do Sul de Santa Catarina (Unisul), Júlio César de Oliveira Araújo.
Tiago treina em Palhoça, na Grande Florianópolis, e a Síndrome de Down é só um detalhe para esse atleta. “Ele tem curso de culinária, ele tem o segundo grau completo. Ele não tem restrições”, afirmou o coordenador.
'Eu vou ganhar'
Atualmente, o atleta é faixa marrom da modalidade. Para chegar à competição na Holanda, ele precisa lutar também para arrecadar recursos. “Nós fizemos uma campanha pela internet para a arrecadação de doações. Estima-se que o valor total das despesas do Thiago seja de R$ 10 mil. Nós já arrecadamos R$ 4,5 mil”, contou o coordenador.
Tiago confia que a viagem vai ocorrer e, se depender dele, ficará com a primeira colocação na competição. "Eu vou ganhar", resumiu o atleta.
“Eu comentei isso com ele na semana passada: ‘Tiago, lá nós vamos pegar atletas bem preparados como nós estamos e existe essa possibilidade de a gente perder’. Ele olhou para mim e disse: ‘eu sou ouro’. Se ele é ouro, independente da vitória ou da derrota, ele vai continuar sendo”, completou Araújo.
Foto: NSC |
Nenhum comentário:
Postar um comentário