Na cidade de Seia, em Portugal, existe uma entidade, que tem como missão e objetivo, criar uma comunidade de vida, de trabalho e de aprendizagem para crianças, adultos e adolescentes com necessidades especiais.
Mais do que uma 'Instituição', a Casa de Santa de Santa Isabel é uma comunidade terapêutica e as instalações refletem esta filosofia. As casas e a área rural da comunidade ocupam 35 hectares no sopé da Serra da Estrela, a montanha mais alta, situada no centro de Portugal. A casa é guiada por um impulso comunitário e pelos princípios sociais, culturais e econômicos da Antroposofia inspirada por Rudolf Steiner, o fundador da antroposofia, da pedagogia Waldorf, da agricultura biodinâmica, da medicina antroposófica e da euritimia, esta última criada com a colaboração de sua esposa, Marie Steiner-von Sivers.
Além de ser um lar residencial, onde os residentes tem um quarto individual ou com um companheiro de quarto a Casa conta com um Centro de Atividades Ocupacionais com diversos setores a serem explorados e desenvolvidos por quem frequenta a instituição como padaria, lavandaria, costura, tecelagem, têxteis, carpintaria, serviços de manutenção, reciclagem de papel, cozinha, metais, silvicultura, agricultura e ervas aromáticas e medicinais. A Casa de Santa Isabel é uma entidade acreditada pela DGERT (Direcção Geral do Emprego e das Relações de Trabalho) e proporciona uma Formação Profissional para pessoas com deficiência e/ou incapacidades.
Em Florianópolis, no Campeche, temos o Espaço Rafael, um espaço terapêutico para crianças, jovens e adultos criado pela AST - Associação Sítio Terapia.
Saiba mais em https://www.casasantaisabel.org
Nenhum comentário:
Postar um comentário