As atividades estão fundamentadas na Pedagogia Curativa, um ramo da Pedagogia Waldorf. Esta Pedagogia faz parte da Antroposofia, ciência fundada por Rudolf Steiner, em 1919 em Stutgart, Alemanha.
A Pedagogia procura integrar de maneira holística o desenvolvimento físico, espiritual,intelectual e artístico dos alunos. O objetivo é desenvolver indivíduos livres, integrados, socialmente competentes e moralmente responsáveis.
Fonte: Wikipédia, internet
Se aprendermos a procurar em nós mesmos as fraquezas
e problemas de uma criança deficiente, um novo caminho de compreensão e
avaliação se abrirá e através dele poderemos aprender a amar a criança
deficiente, não em um sentido emocional, mas como um meio de oferecer ajuda e
apoio e curar sempre que for possível.
É uma das características fundamentais do primeiro treinamento infantil que uma criança em desenvolvimento cresça segundo os valores convencionais e tradicionais de sua própria sociedade. Este processo pode variar no desenvolvimento infantil, como já vimos. Assim, devemos levar em consideração a maneira pela qual a chamada motivação normal e os valores aceitos social e tradicionalmente na primeira infância.
O desenvolvimento da motivação não flui como o
desenvolvimento da consciência ou da capacidade motora a partir de qualidades
intrínsecas no ser humano. O desenvolvimento intelectual e da fala motora estão
em grande parte pré-determinados pela constituição genética de um recém-nascido.
Igualmente, parece que a consciência individual evolui a partir de um quadro
histórico-espiritual da raça humana. O ambiente tem uma influência mais
decisiva e básica na motivação de uma criança que qualquer outro aspecto de seu
desenvolvimento.
Embora o desenvolvimento da motivação tenha suas origens nos primeiros meses de vida, deve continuar a processar-se durante todas a infância, e até mesmo na adolescência e na vida adulta. O tema e o argumento principais na orientação da motivação de uma criança deve ser o conceito do “Bem” na primeira infância, da “Beleza” na idade escolar, e somente para uma criança em crescimento, que está passando da puberdade para a adolescência, é que o argumento da “Verdade” fornece o estímulo natural e convincente para o desenvolvimento da motivação.
Fonte: Weihs, Thomas J. “Crianças que Necessitam de Cuidados Especiais”. Editora Antroposófica
Nenhum comentário:
Postar um comentário