quarta-feira, 31 de março de 2021

Pedagogia Curativa na Associação Sítio Terapia. Vinícius faz parte!

As atividades estão fundamentadas na Pedagogia Curativa, um ramo da Pedagogia Waldorf. Esta Pedagogia faz parte da Antroposofia, ciência fundada por Rudolf Steiner, em 1919 em Stutgart, Alemanha.

A Pedagogia procura integrar de maneira holística o desenvolvimento físico, espiritual,intelectual e artístico dos alunos. O objetivo é desenvolver indivíduos livres, integrados, socialmente competentes e moralmente responsáveis. 

Fonte: Wikipédia, internet

Se aprendermos a procurar em nós mesmos as fraquezas e problemas de uma criança deficiente, um novo caminho de compreensão e avaliação se abrirá e através dele poderemos aprender a amar a criança deficiente, não em um sentido emocional, mas como um meio de oferecer ajuda e apoio e curar sempre que for possível. 

É uma das características fundamentais do primeiro treinamento infantil que uma criança em desenvolvimento cresça segundo os valores convencionais e tradicionais de sua própria sociedade. Este processo pode variar no desenvolvimento infantil, como já vimos. Assim, devemos levar em consideração a maneira pela qual a chamada motivação normal e os valores aceitos social e tradicionalmente na primeira infância.

O desenvolvimento da motivação não flui como o desenvolvimento da consciência ou da capacidade motora a partir de qualidades intrínsecas no ser humano. O desenvolvimento intelectual e da fala motora estão em grande parte pré-determinados pela constituição genética de um recém-nascido. Igualmente, parece que a consciência individual evolui a partir de um quadro histórico-espiritual da raça humana. O ambiente tem uma influência mais decisiva e básica na motivação de uma criança que qualquer outro aspecto de seu desenvolvimento. 

Embora o desenvolvimento da motivação tenha suas origens nos primeiros meses de vida, deve continuar a processar-se durante todas a infância, e até mesmo na adolescência e na vida adulta. O tema e o argumento principais na orientação da motivação de uma criança deve ser o conceito do “Bem” na primeira infância, da “Beleza” na idade escolar, e somente para uma criança em crescimento, que está passando da puberdade para a adolescência, é que o argumento da “Verdade” fornece o estímulo natural e convincente para o desenvolvimento da motivação.

Fonte: Weihs, Thomas J. “Crianças que Necessitam de Cuidados Especiais”. Editora Antroposófica

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